segunda-feira, 26 de março de 2018

CANDIDATO, VOCÊ QUER MEU VOTO?


-->

Nestas eleições de 2018 será fundamental que todos nós, cidadãos de Vicente Pires e do DF, façamos um exercício de cidadania, com o intuito de corrigirmos as graves falhas cometidas pela maioria dos eleitores brasileiros:



ü  Não nos informamos sobre os candidatos;
ü  Não questionamos suas propostas;
ü  Não cobramos por políticas públicas para o benefício de onde moramos;
ü  Não lembramos em quem votamos e não cobramos o cumprimento das promessas de campanha;
ü  Recusamo-nos a participar de discussões cidadãs, que envolvem a política, por achar que ela está podre e contaminada.
ü  Não somos bairristas porque os nossos interesses corporativos ou individuais são mais importantes que os coletivos.


Lamentavelmente, a política está mesmo contaminada. Contudo, em vez de sermos omissos e dela termos ojeriza, devemos compreender que este é o nosso sistema político e que ele deve funcionar a nosso favor. Enquanto esse modelo existir, os bons precisam entrar, para combater os maus.


O voto negligente, em branco ou nulo são o pior câncer do sistema democrático, pois com eles sempre PERDEM os bons, que não tem oportunidade de chegar ao poder e, por outro lado, tais atitudes do eleitor acabam FAVORECENDO os maus, que ditam historicamente as regras de nossa interminável desgraça.
Se nos recusamos a determinar com nosso voto que pessoas de bem possam chegar lá, continuaremos a ser governados pela casta ruim.

VAMOS LÁ FAZER ESSE EXERCÍCIO CIDADÃO?NESTA ELEIÇÃO DE 2018, PERGUNTEM AOS SEUS CANDIDATOS:


Candidato, qual sua formação?

Procure alguém que tenha formação, mesmo que seja técnica e, claro, que tenha atuado na profissão que escolheu e vivido dela. Que não tenha dependido de alguém para sobreviver sem trabalho. Ou seja, a pessoa precisa ter ações que a dignifiquem como ser humano, com valores morais, conduta e comportamento que possam ser medidos e comprovados.

Candidato, você tem experiência em administração?

Você deve escolher alguém que saiba administrar alguma coisa com sucesso, que não dependa de outros para gerir sua própria vida, que tenha uma vida correta, uma casa e família ajustadas e que conseguiu viver e crescer com seu salário ou como um empreendedor honesto.

Candidato, você possui renda suficiente para não precisar da política para sobreviver?

Vamos exterminar o político profissional. Como eleitor, você deve demonstrar sua intolerância com candidatos que apenas falam bonito, estão em todo lugar, ouvem as pessoas, são atenciosos, se espelham em outros políticos da família, mas não sabem o que a população precisa.

SE VIVEM E SEMPRE VIVERAM À CUSTAS DE CARGOS INDICADOS POR OUTROS POLÍTICOS ELEITOS, nunca fizeram nada fora dos cargos indicados e USAM O DINHEIRO GANHO NOS CARGOS INDICADOS PARA FAZER POLÍTICA, então fuja deles. Vote em quem tem obras pela comunidade, possui história de vida voltada para o bem comum e não em quem apenas posa, de forma oportunista, como futuros bons representantes do povo.

Diga para si mesmo: “Não quero mais um candidato que fica todo dia nas redes sociais postando textos e vídeos, criticando os que estão no poder, mas não fazem nada para mudar o quadro, não apresentam nenhuma solução e ainda continuam mamando nas tetas estatais, como ASPONEs de algum deputado, senador ou governador”. Diga NÃO aos candidatos que fazem carreira e que vivem de indicações políticas para usar a máquina a seu favor.  Escolha quem tenha sua própria fonte de renda através de seu trabalho, seja ele concursado ou não.

Você sabe qual a função de um deputado Distrital e de um governador?

Reflita e decida: Quero um candidato que tenha o mínimo de conhecimento sobre o cargo que deseja ocupar, com propostas realizáveis e que tragam de fato solução para as necessidades dos cidadãos. Diga NÃO ao candidato que está querendo se eleger apenas por status ou queira se dar bem com o cargo que almeja. Afinal, a CLDF e o GDF devem ser ferramentas que de fato transformem para melhor a vida de todos e não do próprio “umbigo”.

Você é um líder ou um servo em sua comunidade?

Escolha: Quero um candidato que não pose de líder, mas que serve a todos sem esperar nada em troca. Desconfie daquele que fica posando de líder e fica reafirmando essa suposta qualidade. A própria comunidade é quem deve reconhecer seus RELEVANTES trabalhos prestados, sem necessidade de reafirmação. Bons candidatos são aqueles que não se utilizam de sua servidão para tirar vantagens e proveitos pessoais, como cargos indicados. Escolha aqueles que sejam VOLUNTÁRIOS DE VERDADE E QUE ATUEM COMPROVADAMENTE POR IDEOLOGIA E PRAZER.

Vote em alguém que, em vez de tentar perseguir um cargo de deputado ou governador, se esforce para ser um bom servo, antes de tudo. Qualquer pessoa pode ser eleita para presidente de associação de moradores ou de comerciantes por exemplo. Basta conseguir alguns amigos ou parentes e formar a associação.  Contudo, o verdadeiro servo VOLUNTÁRIO se destaca por seus RELEVANTES TRABALHOS PRESTADOS e é reconhecido NATURALMENTE como um líder.

VOTE em alguém que não tenha apenas o objetivo de alcançar a posição de deputado, senador ou governador. Observe se seu candidato tem constância e continuidade como agente transformador na vida das pessoas. Se não foi eleito nas eleições passadas, confirme se mesmo assim ele continua com seu trabalho servindo à comunidade. Vote em alguém que tenha autonomia para se posicionar em conformidade com o interesse público, sem se submeter aos interesses de partidos, governador ou outros políticos.

Você conecta diariamente seu trabalho a grandes objetivos?

Um mero politiqueiro foca apenas na sua eleição. Mas um servo mantém seu foco nas propostas para todos de forma perene. Ele investe tempo e energia no que tem importância a longo prazo. Verdadeiros líderes priorizam os resultados futuros.

Você pensa nos outros como pessoas?

Se seu candidato apenas reclama dos que estão no poder, sem apresentar propostas para resolver, fique atento, pois essa é uma característica de um simples politiqueiro, trabalhando apenas o lado que deixa as pessoas indignadas. Enquanto um bom servo olha para a solução antes de reclamar, tentando perceber o ponto forte e a fraqueza de cada problema, um politiqueiro vê apenas cargos e títulos.

Você merece respeito?

Um grande servo quer merecer o respeito de sua comunidade, ao passo que um mero politiqueiro deseja apenas ser querido nas eleições, de 4 em 4 anos, para ter seu voto. O servo não se desanima diante dos percalços e dificuldades de suas lutas, porque ele não está preocupado com sua imagem, mas com benefícios para a comunidade. Em casos assim, os servos podem até perder a simpatia de alguns, por contrariar interesses circunstanciais, mas, com certeza, terão o respeito dos “cidadãos”.

Você se empolga e se realiza profundamente com as conquistas para a comunidade?

Meros politiqueiros entendem o sucesso das conquistas de outros (servos) para a comunidade como uma ameaça a seu espaço político. Em vez de se sentir ofuscados pelas realizações de terceiros, um verdadeiro servo se identifica como o exemplo daquele sucesso e fica orgulhoso pelo desenvolvimento de seus servidos.

Em resumo: Um bom candidato necessita ser um bom servo. Trabalhar pelos demais de forma perene, com honestidade e transparência é o que ele faz de melhor, sem desejar nada em troca. Já o politiqueiro, aprenda a identifica-lo, pois só aparece de forma oportunista, especialmente nas eleições.

Gilberto Camargos
Mudar é preciso, Você tem opção!

Nenhum comentário:

Postar um comentário