segunda-feira, 2 de outubro de 2017

AMOVIPE E MOVIMENTO DOS SÍNDICOS SE UNEM EM PROL DE VICENTE PIRES




Desde 2012, quando foi fundado, o Movimento dos Síndicos de Vicente Pires (MSVP), sonha com uma cidade organizada e longe da irregularidade.

(*) Por Geraldo Oliveira – do blog Vicente Pires Alerta
Neste mês de outubro, minha coluna e a AMOVIPE – Associação de Moradores de Vicente Pires e Região fazem uma homenagem especial aos síndicos de Vicente Pires, ao enaltecer suas lutas cotidianas e experiências de gestão em prol do bem estar de nossos condomínios. Guardadas as devidas proporções quanto ao que significa gerir cidades ou um ente complexo como o DF, os síndicos dão um belo exemplo sobre como fazer gestão descentralizada e austera, com poucos recursos.
Preocupados com os rumos que a cidade está tomando, os síndicos de Vicente Pires estão voltando suas preocupações para as áreas externas dos muros e guaritas (a cidade), prometendo lutar juntos e misturados contra tudo que afeta a tranquilidade coletiva. Há consenso entre todos de que não adianta existir condomínios bonitos e bem estruturados, se há uma cidade inteira entrando em colapso ao seu redor.
O Movimento dos Síndicos está ciente de que é preciso atuar unido e organizado, pois a leniência e a omissão dos órgãos fiscalizatórios do governo são uma realidade triste e alarmante para Vicente Pires. Segundo eles, os referidos órgãos não combatem ou controlam eficientemente as transversalidades e incongruências urbanas de Vicente Pires, como  o crescimento vertical desordenado, as atividades comerciais incômodas ao sossego, a poluição visual e sonora e problemas que afetam a mobilidade, entre outras mazelas.
O Movimento, portanto, promete tomar atitudes e envolver cada morador nas lutas, pois o interesse por melhorias é de todos.  Problemas como a insegurança crescente nas vias, o aumento do furto a residências e ao comércio, os puxadinhos, cortiços que incomodam o sossego, calçadas e rampas de edifícios fora do contexto de acessibilidade preocupam de forma muito importante os síndicos. Eles também querem que a cidade eleja representantes nativos de Vicente Pires em 2018, e apoiarão o candidato que defender uma PAUTA aprovada e defendida pelo Movimento.
Os problemas de mobilidade no trânsito local são uma realidade alarmante que já deveria estar sendo enfrentada, segundo João Dárcio Vilela, síndico da chácara 91, Rua 3 de Vicente Pires: “a cidade está ilhada nos horários de pico, travada pelo trânsito interno e sem opções suficientes para acesso e saída. É quase impossível quando alguém precisa sair emergencialmente para um hospital ou entrar na cidade, para salvamentos”, destaca.
O Movimento dos Síndicos também tem preocupações socioambientais e planeja incentivar boas práticas sustentáveis dentro dos condomínios, como o combate à impermeabilização do solo nos lotes e áreas comuns, a economia e a prática do reuso da água em tempos de racionamento, a captação da água da chuva, a reciclagem do lixo, a limpeza coletiva de calhas, o combate de água parada e tantas outras ações educativas essenciais, que podem ser feitas de forma coletiva e coordenada por toda a cidade.
A grande verdade é que os síndicos, além de serem grandes formadores de opinião, carregam em seus ombros o interesse de quase todos os cerca de 80 mil moradores de Vicente Pires. Então, o que eles propuserem como PAUTA para a cidade de Vicente Pires representará a vontade da população local. Isso é legítimo, altamente representativo e não pode ser desconsiderado por gestores públicos ou por futuros representantes políticos.
Ao finalizar esta abordagem, gostaria de destacar que este texto pode soar utópico, mas acrescento que o pensamento negativo, o conformismo e a incredulidade são os ingredientes certos para o fracasso. Tenhamos fé, portanto, de que os nossos síndicos podem realmente fazer a diferença. Desejamos muito sucesso ao Movimento e externamos a todos o nosso MUITO OBRIGADO, por se dedicarem zelosamente e diariamente em prol dos nossos interesses.
CARO SÍNDICO, FILIE-SE AO MOVIMENTO DOS SÍNDICOS: FALE COM NATANAEL: (61) 98494-9765 OU COM O ENOQUE: (61) 98474-0721.
Até o próximo mês e um grande abraço!
(*) Geraldo Oliveira é blogueiro em Vicente Pires, Vice-Presidente da AMOVIPE e servidor de carreira da Câmara Legislativa.




-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário