quinta-feira, 1 de junho de 2017

Sarau e desfile cívico marcaram oito anos de Vicente Pires.

Poesia, artesanato, música, Desfile Cívico e o tradicional corte de bolo celebraram o aniversário da região administrativa no sábado passado (27/05).  As festividades prosseguem até 4 de junho.



Gostaríamos de parabenizar o Colégio Vitória Régia por participar e se envolver nas atividades da cidade, investir em cultura e em estar presente em todos os acontecimentos da região. Esta escola esteve a frente e realizou mais esse brilhante desfile cívico que marcou o aniversário de oito anos de Vicente Pires. Esta escola é um exemplo de instituição que se preocupa em formar verdadeiros cidadãos. Pena não termos o envolvimento das demais escolas privadas de Vicente Pires.

Mais uma vez o Colégio Vitória Régia se destacou e em parceria com a Administração Regional de Vicente Pires e a comunidade, escolas públicas e órgãos do Governo de Brasília, comemorou os oito anos de Vicente Pires com sarau e desfile cívico, no último sábado (27/05).

O evento ocorreu na Avenida da Feira do Produtor e contou com a brilhante participação dos alunos da Escola Vitória Régia, alunos de escolas públicas, do Serviço de Limpeza Urbana do DF (SLU), além das Bandas Sinfônicas do Corpo de Bombeiros do DF e do Exército.  A festividade também contou com rua de lazer e o tradicional corte de bolo. Destarte que o corte do bolo não contou com ninguém da cidade, apenas com o Administrador Regional e sua esposa que são de Planaltina, o Secretário secretário da SINESP (antiga secretaria de obras), Antônio Raimundo Santos Ribeiro Coimbra, que nunca veio ou trouxe nenhuma obra para nossa cidade ou região e duas funcionárias da SLU que participaram do concurso Miss Gary, mas também não são moradoras de Vicente Pires.
  
O resgate do desfile cívico que teve como tema “Água e uso Racional” teve como um dos principais objetivos integrar e valorizar a população local, além de contribuir para a diversidade e o desenvolvimento da cultura da região, promovendo o sentimento de pertencimento dos cidadãos a cidade.  Segundo o administrador regional, Júlio Menegotto, o desafio era resgatar a tradição da cidade com o desfile cívico. Mas o evento foi decidido na última hora e teve pouca divulgação e quase nenhuma participação dos moradores. “Nessa comemoração de aniversário da cidade, temos a grata satisfação de fazer muito com pouco, resgatando as tradições, o sentimento de nosso povo e a força da comunidade de Vicente Pires”, enfatizou o administrador Júlio Menegotto.

Também para comemorar a data, foi montada ao lado da Administração Regional de Vicente Pires, uma estrutura para a realização do circuito de lazer com mini tênis, mini vôlei, golzinho, queimada, ping pong e cama elástica, além de ter contado com apresentações culturais. A comemoração dos oito anos de Vicente Pires não houve nenhum custo para a administração pública, já que o evento foi realizado em parceria com o movimento cultural da cidade.   

História
Vicente Pires nos anos 60 foi habitada por índios, e nos anos 70 por fazendeiros. Uma história que ganhou nova densidade a partir de 1989, quando o então Governador José Aparecido, resolveu centralizar para as Colônias Agrícolas Vicente Pires, Samambaia e São José, o processo de expansão da área de produção rural da Colônia Agrícola de Águas Claras. A partir de convênio intermediado pelo Governo de Brasília e realizado pela Fundação Zoobotânica, foi feito um contrato de uso do solo para produção agrícola com cerca de 360 chacareiros, cujo prazo tinha um tempo de uso estipulado em 30 anos.

Essas famílias transferiram-se para essa região, trazendo consigo o sonho da esperança por novos dias, onde os valores se extraiam da certeza da boa convivência com a natureza que seria determinante para o desenvolvimento e crescimento das novas áreas criadas. Aqui se produzia de tudo: hortifrutigranjeiro, hortaliças, leite de cabra e bovino, flores, e vários de tipos de frutas, como manga, banana, laranja, mexerica, limão e uva, além de milho e feijão. Mas não é só isso, a região também se destacou pela grande produção de vinho e criação de pombo-correio que, aliás, são conhecidos em vários países da Europa, África e América do Sul.

Programação


Domingo (4/6)
Apresentações musicais
Local: das 16h às 22h, Rua 4A, estacionamento ao lado da Administração Regional. 






-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário