sábado, 25 de março de 2017

INFORMAÇÃO AMOVIPE E CONSELHO GESTOR DE SAÚDE DE VICENTE PIRES



Existe uma luz no fim do túnel e esperança de a UBS Vicente Pires ser a melhor Unidade Básica de Saúde o DF! Na última sexta-feira, dia 24/03/2017,  em reunião com a Diretora de Atenção Primária à Saúde (DIRAPS) , Senhora Cleonice, com a gerente da UBS Vicente Pires, senhora Helena Isouda, o Conselho Gestor local tratou da questão do aluguel do imóvel, que se encontra atrasado e ficou decidido que o proprietário do prédio tem o apoio do Conselho, caso queira entrar na justiça e executar o contrato em sua íntegra.

Para beneficiar a população, a pedido e negociação da AMOVIPE, o proprietário fez um acordo de cobrar apenas metade do valor contratual do aluguel, mas, para isso, o contrato de aluguel deveria ser renovado e a UBS mantida no local. Porém mesmo com o desconto, o GDF não pagou o aluguel durante 25 meses, metade desse tempo não pagou água e luz e ainda fez o desmonte da UBS, com a saída de médicos, enfermeiros, técnicos e equipamentos. Então, como o proprietário gastou aproximadamente 900 mil reais para adaptar o prédio e o governo não cumpriu nada, ele teve prejuízo.

O segundo ponto que ficou definido, por sugestão da AMOVIPE: A Secretaria de Saúde irá solicitar à Novacap e à Polícia Militar a doação de 6 unidades de quiosques (apelidados de kinder ovo), que serão adaptadas e se transformarão em postos de atendimento das equipes de Saúde da Família. Uma será colocada junto com a cabine da PM na Rua 08 (Taguaparque), outra na altura da Colônia Agrícola Samambaia (Taguaparque) e uma para atender ao Jóquei e Vicente Pires, na altura da Rua 03B ou na área próxima à Via Estrutural, perto da ponte.

As equipes de saúde básica da família começarão nos próximos dia a transição e, no prazo de 90 dias, teremos tudo pronto e montado, aí teremos 3 equipes espalhadas e atendendo pela cidade, mais o atual posto de saúde. A expectativa é que Vicente Pires e Região disporão de 19 equipes ao todo, que serão montadas gradativamente e os médicos que saíram irão retornar, pois já acompanhavam os pacientes locais, com ampla aprovação da comunidade.

Em relação à troca da Gerente, após o Secretário de Saúde ter sido cobrado de forma incisiva durante a Comissão Geral na CLDF por Gilberto Camargos, houve uma mudança de postura da senhora Helena Isouda, que começou a trabalhar corretamente e mudou a forma de tratar os servidores, tendo se colocado à disposição para lutar em prol da cidade, ao contrário do que vinha fazendo. Então, mesmo com 5 mil assinaturas no abaixo assinado cobrando sua exoneração, resolvemos deixar a cargo da DIRAPS tomar tal decisão. Claro que foi ressaltado na reunião o desgaste advindo da conduta anterior da Sra. Helena Isouda e a não  aceitação dela, por parte da população.

Foi acordado que nenhum objeto, móveis, utensílios, equipamentos, etc. serão retirados da UBS Vicente Pires, como aconteceu antes e na calada da noite. Agora, tudo que a UBS possui permanecerá por lá, devidamente catalogado e não sairá para outras unidades. Foi negociado ainda a recolocação dos consultórios dentários e o início do atendimento de, pelo menos ,um dentista em curtíssimo prazo.

Estaremos criando em breve o Conselho Regional de Saúde de Vicente Pires e aí teremos mais poder deliberativo para impor o que for melhor para todos os moradores. É assim que a AMOVIPE trabalha, buscando sempre o que o povo precisa e merece!

Gilberto  Camargos - Presidente

Geraldo Oliveira – Vice Presidente

Nenhum comentário:

Postar um comentário